28 de jul. de 2012

Judô. Por que incentivar seu filho a praticar?




Amigos leitores, hoje vou tocar num assunto importante na edução de nossos filhos por meio do esporte que tem a capacidade de socializar como todos os esportes, mas principalmente, disciplinar essas crianças, estou falando do Judô.

De tempos em tempos a sociedade vem se moldando e na maioria das vezes ela vem tomando uma caminho tortuoso e pouco salutar.

Quando digo caminho tortuoso isso diz respeito a educação, mas crianças que praticam Judô aprendem coisas como, hierarquia o respeito,organização e a higiene. Ensinando valores que por muito vem sido esquecido.

A hierarquia qualquer pessoa pode ver basta prestar atenção nas faixas que cada um carrega na cintura, do faixa preta para os demais, elas dão a ordem para não virar o caos, caso contrário receberam uma “punição “ seja ela fazer flexões, correr pelo Dojo receber umas quedas, nada com a intenção de machucar ou desvalorizar o aprendiz, e sim mostrar que a ordem deve ser seguida pela sabedoria dos mais graduados. Isso tudo vai se refletir em casa das ordens dos pais para os filhos e no convive-o social.

Na parte da organização e higiene, a criança aprende a cuidar de seu Kimono, sua faixa para que possa no dia seguinte praticar o seu esporte, se divertir com os colegas de turma. Agora a higiene também passa pelo Kimono que deve estar sempre limpo, as unhas aparadas pois elas podem machucar os colegas, além de que, quando cumpridas podem ficar sujas.

Outro ponto importante é a saúde as crianças tem a oportunidade de por o corpo em movimento se fortalecer fazendo o que criança precisa fazer, pular, correr se exercitar. Acabando com o sedentarismo e a obesidade que assolam a sociedade e cada vez mais precocemente.

E por fim ter o melhor ensinamento para a vida toda dentro e fora dos Tatames:
“lute para não cair, mas se cair levante-se mantenha a cabeça erguida e comece a lutar de novo!”

Por isso digo “ Judô pratique esse esporte”.

Nenhum comentário: