Você deve estar se perguntando ... Então... sim.
A Discografia Comentada é um "projeto" antigo do Júlio e que resolvemos "abrí-la" com essa grande banda, o Black Country Communion, banda liderada pelo "vou chover no molhado ao elogiar o" Glenn Hughes.
Analisaremos aspectos de sua obra, porém, indo além de um material, e expandido por sua discografia, espaçamento entre os discos, mudanças de lineup, momento atual, enfim ... Não será tão minuciosa quanto seria um review de um disco individual, mas ver a obra de forma "macro", observando alguns detalhes.
É nesse sentido que o Black Country Communion encaixa-se bem, acompanhamos seu nascimento, seu reconhecimento instantâneo, seus problemas, dos quais resultaram em seu precoce fim (infelizmente).
O Embrião
Na apresentação houveram vários músicos convidados, porém a apresentação com um certo baixista/vocalista chamou a atenção do "Caveman". Sim, após ver Glenn Hughes (ex-Deep Purple/Black Sabbath) tocando com Bonamassa, percebeu que poderia sair coisa boa daí...
Bonamassa/Hughes em apresentação INCRÍVEL no Guitar Center's King of The Blues, de 2009. "Medusa" do segundo disco do Trapeze de 1970, da primeira banda de Glenn Hughes.
O Começo
Anúncio do debut que movimentou 2010 |
A idéia inicial era haver um "Power-trio", e para completá-lo foi convidado o "já toquei em trocentas bandas, e ainda sou filho do "homi"" Jason Bonham (Led Zeppelin, ex-UFO/Foreigner), filho do lendário John Bonham (Led Zeppelin).
Porém, a idéia de apenas 3 membros não "satisfez" Joe Bonamassa, achando que tava faltando "algo", para isso, chamou seu amigo Derek Sherinian (ex-Dream Theater/Kiss/Alice Cooper/Yngwie Malmsteen) para os teclados.
Depois de um cartel desse, já posso comentar que o Black Country* seria mais uma SUPERBANDA, né?
*O nome vem do bairro industrial de onde Hughes e Bonham vieram. Posteriormente, mudaram o nome para Black Country Communion, devido ao detentor do nome (já havia uma banda com esse nome) exigir 500 pila para ceder o nome.
Bonamassa, Sherinian, Hughes, Kevin "Caveman" Shirley e Jason Bonham |
Apresentação surpresa da banda, durante show de Joe Bonamassa. "One Last Soul" estaria no vindouro debut.
O Disco
2010 |
"— Bom, o que é o Black Coutnry Communion (o som)?"
Pode-se dizer que foi o "I'm back, bitches!" do Glenn Hughes, voltou ao hard rock setentista que o consagrou, aliás, esse toque "vintage" pode ser percebido na produção do disco. Como o mesmo disse: "Somos o Cream/Led Zeppelin dos dias atuais". E acredite, não é exagero dele.
Mas não pense que a banda soa datada não, conseguiu mesclar elementos característicos de todos os envolvidos, misturados a essa proposta. E no disco tem de tudo um pouco, coisas mais agressivas (vide o riff de baixo de Black Country, que abre o álbum), algo mais groovado (como The Great Divide), andamentos um pouco mais rápidos (Beggarman), a intensa e orquestrada Song of Yesterday, inclusive com Bonamassa dividindo os vocais. E o destaque final para Too Late For The Sun progressiva/virtuosa, mostrando uma jam com solo de todos os instrumentos (além da raiz "bluesística" de Bonamassa).
Enfim, comentar sobre seus integrantes, individualmente falando, seria redundante. O interessante disso tudo é como os 4 casaram bem e conseguiram entregar um material primoroso e OBRIGATÓRIO para qualquer um fã de Hard Rock/Rock da década de 60/70.
Enfim, comentar sobre seus integrantes, individualmente falando, seria redundante. O interessante disso tudo é como os 4 casaram bem e conseguiram entregar um material primoroso e OBRIGATÓRIO para qualquer um fã de Hard Rock/Rock da década de 60/70.
Com o sucesso repentino de crítica e público, pode-se dizer que a banda já "chegou chegando" e naturalmente haveria um segundo disco, mas que estaria por vir? Essa vai ficar para segunda parte da análise.
Veremos se a banda capitaneada Hughes/Bonamassa consegue repetir o mesmo petardo, e de que forma o sucesso instantâneo influênciou em seu material seguinte.
Black Country Communion
Veremos se a banda capitaneada Hughes/Bonamassa consegue repetir o mesmo petardo, e de que forma o sucesso instantâneo influênciou em seu material seguinte.
Black Country Communion
- Black Country
- One Last Soul
- Great Divide
- Down Again
- Beggarman
- Song Of Yesterday
- No Time
- Medusa
- The Revolution In Me
- Stand (At The Burning Tree)
- Sista Jane
- Too Late For The Sun
Nenhum comentário:
Postar um comentário