9 de jun. de 2016

Joe Bonamassa - Blues Of Desperation




Nota: 8,5

Joe Bonamassa é um dos maiores nomes do Blues da atualidade, sempre colocando generosas doses de Rock clássico em seus discos, o americano consegue resultados excelentes, com uma carreira solo consistente Joe é uma referência, um dos melhores músicos de sua geração.

Blues Of Desperation acerta o alvo com sua pegada cheio de guitarras espertas, excelentes grooves, e vocais muito competentes executados pelo próprio Joe, a banda de apoio é afiada e dá todo o suporte para a estrela principal brilhar, a parceria de longa data com o produtor Kevin Shirley é outro acerto, timbres perfeitos e produção impecável.

Vale ressaltar que o trabalho é 100% autoral desta vez, o que traz bom fôlego durante todo o disco, This Train abre o petardo com um Blues Rock up tempo contagiante seguida da rifferama de Mountain Climbing que mostra toda a técnica de Bonamassa com a guitarra, a música lembra bastante alguns momentos do Deep Purple da última década e Drive é guiada por violões, guitarras e percussões hipnotizantes.

Sem abandonar suas raízes mas adicionando elementos atualizados, Bonamassa nos presenteia com grandes momentos como a ortodoxa e bluseira No Good Place For The Lonely, a melhor música do play, seguida das harmonias orientais e efeitos de Blues Of Desperation, que mais uma vez descamba num Hard Rock forte com um riff potente, a música poderia estar em um disco do Black Country Communion, graças ao seu estilo Zepelliano.

A boa produção salta aos ouvidos, tudo soa orgânico, potente e bem acabado, sem retalhos,  como a ótima The Valley Runs Low e sua influência country bem sacada, e ótimos, a up tempo You Left Me Nothin' But The Blues levanta o astral com guitarras, violões, pianos quebrando tudo e Distant Lonesome Train trabalha bem os grooves e guitarras distorcidas, nesse momento Joe Bonamassa reafirma sua excelência e ecletismo.

Para fechar,  How Deep This River Runs é o típico som do Bonamassa, uma épica balada bluseira com excelentes backing vocals no refrão e um solo de guitarra demolidor, a clássica Livin' Easy é um blusão acústico com saxofone comendo solto e fechando o disco What I've Known For a Very Long Time dá cores finais ao trabalho em um Blues clássico, com um pé na melancolia habitual e no andamento marcado, perfeito para o gênero.

Sem sombra de dúvida Blues Of Desperation figura entre os melhores discos da carreira solo de Joe Bonamassa e vai agradar em cheio quem gosta de Rock, Hard Rock e Blues. Uma aposta certeira.


Blues Of Desperation (2016)



A Banda 

Joe Bonamassa (Vocal, Guitarra, Violão)
Anton Fig ( Bateria e Percussão) 
Michael Rhodes (Baixo)
Reese Wynans (Piano e Teclado)


Nenhum comentário: