Este é o capitulo final da discografia comentada do Nevermore, estamos em 2005, um ano grandioso para a banda que experimentou o sucesso em maior escala, lançando um grande disco, fazendo muitos shows ao redor do globo e fechando o ciclo com um DVD ao vivo.
Tudo isso seria perfeito se as crescentes tensões não corroessem o ambiente interno da banda.
This Godless Endeavor (2005)
O Nevermore não poupou esforço para apagar o mal entendido e as controvérsias de Enemies Of Reality, e entrou em estúdio como um quinteto, Steve Smith assumiu a segunda guitarra e contribuiu ativamente com o processo de composição, Andy Sneap assumiu a produção desde o inicio e Jeff Loomis e Warrel Dane lideraram a banda rumo ao seu disco mais ambicioso.
Warrel Dane, Jim Sheppard, Steve Smith, Van Williams e Jeff Loomis |
A fusão de Metal Progressivo, Gothic Rock e Thrash Metal alcançou níveis espetaculares no sexto disco de estúdio dos caras, promovendo uma sonoridade sombria, complexa e fascinante, a inspiração é notória e o resultado é excelente.
Born chega demolindo tudo com sua base Thrash e seu refrão melodioso, um hit imediato, as guitarras de Loomis e Smith estão a todo vapor, a complexidade dos arranjos é notado até mesmo em músicas mais diretas como nas empolgantes e diretas Final Product, um show de Jim Shepard e Van Williams e My Acid Words que conta com Warrel Dane inspirado.
A produção é impecável e eleva o nível das demais composições, ainda podemos destacar a intrincada e até certo ponto estranha Medicated Nation, e a emocional Sell My Heart To Stones que remetem ao Nevermore mais experimental dos três primeiros trabalhos.
A faixa título é uma viagem épica, mostrando o potencial máximo dos caras em seus 9 minutos, as harmonias vocais de Dane casam perfeitamente com as guitarras de Loomis e Smith que por sua vez possuem o suporte de Shepard e Williams que não só aqui, mas em todo o álbum não deixam pedra sobre pedra.
This Godless Endeavor é impecável, um registro obrigatório para qualquer fã de Heavy Metal
Born
Track List
- Born
- Final Product
- My Acid Words
- Bittersweet Feast
- Sentient 6
- Medicated Nation
- The Holocaust of Thought
- Sell My Heart For Stones
- The Psalm Of Lydia
- A Future Uncertain
- This Godless Endeavor
Warrel Dane (Vocais)
Jeff Loomis (Guitarra)
Jim Sheppard (Baixo)
Steve Smith Guitarra)
Van Williams (Bateria)
The Year Of The Voyager (2008)
Aproveitando o bom momento vivido desde 2000, e as turnês que com grandes nomes do Heavy Metal americano como Megadeth e Symphony X, o Nevermore lança a compilação The Year Of The Voyager, com shows de 2006 e muito material bônus. Um grande presente aos fãs, toda a track list e detalhes podem ser visto aqui
The Politics Of Ecstasy
My Acid Words
The Obsidian Conspiracy e o hiato (2010)
O Nevermore estava consolidado no mercado europeu e conquistando espaço no mercado norte americano e sul-americano , com as longas turnês e muitos shows as tensões se amplificaram e segundo entrevista recente de Warrell Dane, o álcool corroeu as estruturas da banda que se via em constantes conflitos, alternando bons e maus momentos desde 2003.
Porém, mesmo em um clima instável lançaram The Obsidian Conspiracy, que infelizmente não alcança os melhores trabalhos da banda, se assemelha bastante a Enemies Of Reality sendo mais cru e direto.
Ainda que bons momentos como a envolvente e intrincada Your Poison Throne, a melodiosa Without Morals e a Thrash e Progressiva The Obsidian Conspiracy mostrem um Nevermore criativo e forte, é inegável que o até então último registro da banda é pouco inspirado.
Talvez o clima pesado e os já constantes rumores do fim da banda contribuíram para um registro correto mas esvaziado de inspiração e espirito coletivo.
Track List
- The Termination Proclamation
- Your Poison Throne
- Moonrise (Through The Mirrors Of Death)
- And The Maiden Spoke
- Empitness Unobstructed
- The Blue Marbel And The New Soul
- Without Morals
- The Day You Built The Wall
- She Comes In Colors
- The Obsidian Conspiracy
A banda
Warrel Dane (Vocais)
Jeff Loomis (Guitarra)
Jim Sheppard (Baixo)
Van Williams (Bateria)
Após a tour de divulgação o Nevermore ruiu e entrou em um hiato em 2011, Warrel Dane e Jim Shepard voltaram ao Sanctuary, e lançaram o ótimo The Year Sun Died (2014)
Jeff Loomis lançou discos solos e recentemente está no Arch Enemy, Van Williams se juntou a Matthew Barlow (vocal, ex- Iced Earth) e Fredy Vidales (Guitarra e ex-baixista do Iced Erath) e lançou um projeto chamado Ashes Of Are em 2012.
Oficialmente a banda não acabou, mas ao que tudo indica não retornará tão cedo, o legado deixado é muito rico e com certeza os fãs aguardam um retorno inspirado, enquanto isso não acontece (e se vai acontecer) vamos ouvindo os clássicos e os atuais projetos dos membros da banda.
A saga do Nevermore termina aqui, e aguardem as próximas discografias comentadas no Its Electric.
Ouça no Spotify
Nenhum comentário:
Postar um comentário