28 de abr. de 2016

Metal Church - XI





Nota: 8,5

Mais um nome veterano retornando com força total, o Metal Church entrou em um hiato após o bom Generation Nothing de 2013, último disco contando com o vocalista Ronny Monroe, e fez um reflexão sobre o retorno a cena, o líder  Kurdt Vanderhoof não estava muito contente com os resultados obtidos e precisava de algo a mais para continuar com a banda,foi ai que o vocalista Mike Howe entrou em cena.

Quando foi anunciado o retorno do segundo vocalista da banda, os fãs ficaram eufóricos, Howe gravou três discos no passado sendo dois excelentes, Blessing In Disguise (1988) e Human Factor (1991) e o razoável Hanging On The Blance (1993), com um passado glorioso a frente, o vocalista saiu da aposentadoria para ajudar o velho amigo, e não há dúvidas, o resultado foi excelente.

Em XI, o Metal Church se aproxima mais do Heavy Metal com pés no Thrash Metal, e se reconecta muito bem com sua origem, não que os discos com Monroe não preservassem a identidade da banda, mas era claro que havia um certo distanciamento de sua essência, para o bem e para o mal.

A trinca inicial Reset, Killing Your Time e No Tomorrow,  mandam um claro recado de retorno, com os riffs cortantes de Vanderhoof e Van Zandt além do vocal áspero e melodioso de Howe que tem a voz perfeita para a banda, inclusive para cantar o material de David Wayne. Destaque também para Jeff Plate na bateria que tem pegada pesada e desce o braço sem dó.

O petardo não dá descanso e segue em ritmo forte , mas consegue equilibrar o clima com grandes canções cadenciadas  Sky Falls In e sua indefectível influência de Black Sabbath e a grooveada Shadow que tem no baixo de Steve Unger seu grande trunfo.

Quando as últimas notas da explosiva e raivosa Suffer Fools (que remete a Spell Can't Be Broken de Blessing In Disguise) dão as caras fica evidente que Vanderhoof acertou em cheio em convidar Howe para uma jam de retorno uma vez que e o encontro dos velhos amigos resultou em um baita disco.

Um dos grandes discos de 2016, o retorno de Mike Howe ascendeu a chama do Metal Church, tomara que não fique só nesse disco, vale lembrar que as vendas das duas primeiras semanas nos Estados Unidos foram surpreendentes. Vida longa ao Metal Church.

XI (2016)





A Banda

Mike Howe (Vocal)
Kurdt Vanderhoof (Guitarra)
Rick Van Zandt (Guitarra)
Steve Unger (Baixo)
Jeff Plate (Bateria)



Nenhum comentário: