Estamos perto do UFC 200, um marco histórico para a maior e mais importante organização de Vale Tudo/MMA do mundo, a edição é emblemática e tende a ser histórica.
(Vale lembrar que a numeração leva em conta os eventos grandes, as edições como UFC ON FOX, UFC Fight Night e TUF Finale não contam uma vez que foram criados graças ao crescimento do plantel de lutadores que precisam estar em atividade.)
Para comemorar esse marco, elaborei a lista com os 20 maiores campeões do UFC desde sua criação em 1994 por Rorion Gracie até o inicio de 2016 com a última defesa de cinturão de Robbie Lawler na edição 195.
Os critérios que utilizei levam em conta aspectos técnicos, legado para a modalidade e os combates em si, ressalto que os campeões dos antigos torneios foram incluídos na lista.
#20 - Frank Shamrock (Peso Médio)
Vindo do Pancrease Japonês, o caçula dos Shamrock (irmão de criação de Ken) assombrou o fim dos anos 90 com um estilo refinado que combinava boa trocação, quedas plásticas e um jogo afiado no chão.
#19 - Murilo Bustamante (Peso Médio)
O pupilo de Carlson Gracie e fundador da Brazilian Top Team é um dos maiores lutadores da história do Vale Tudo/MMA, dotado de um Jiu Jitsu fino e eficiente combinado com um boxe solto e preciso, Bustamante defendeu seu cinturão contra Matt Lindland, medalhista olímpico, e teve que finaliza-lo duas vezes graças a um erro do árbitro. Se não fosse para o Pride em 2002 seria um dos maiores campeões pesos médios da história do UFC.
#18- Mark Coleman (Peso Pesado)
#17 - Frank Mir (Peso Pesado)
Não existe lutador que mais quebrou e apagou oponentes em suas finalizações do que Frank Mir, Roberto Traven, Tim Sylvia, Anthony Hardonk,Cheick Congo, Rodrigo Minotauro que o digam. Mir tomou o cinturão de Sylvia em 2004, sofreu um acidente de moto e quase morreu, voltou e aos poucos chegou ao topo ao vencer Minotauro e levar o cinturão interno dos pesos pesados em 2008.
#16 -Fabricio Werdum (Peso Pesado)
Werdum é uma lenda dos pesos pesados, venceu Fedor Emelianenko no Strikeforce, Bateu Rodrigo Minotauro , ganhou o cinturão interino contra Mark Hunt e principalmente, deu uma senhora surra em Cain Velasquez em Junho de 2015 com esse retrospecto, o Vai Cavalo já se consolidou, veremos se consegue emplacar mais defesas da cinta.
#15 - Ronda Rousey (Peso pena feminino)
Ronda Rousey abriu o mercado para o MMA feminino, a Judoca atropelou adversárias e finalizou suas oponentes sem grandes esforços, utilizando a combinação de bonitas quedas com chaves de braço, e posteriormente com nocautes. Até Holly Holm aparecer e destronar a então invicta campeã. Mesmo com a derrota, Ronda é um marco do MMA.
#14 - Chris Weidman (Peso Médio)
#13 - Tito Ortiz (Peso Meio Pesado)
#12 - Marco Ruas (Sem categoria de Peso)
#11 - Vitor Belfort ( Peso Pesado e Meio Pesado)
#10 - Robbie Lawler (Peso Meio Médio)
Lawler é o maior exemplo de redenção dentro do MMA, estreou no UFC com 21 anos em 2002, foi considerado promessa até ser assombrado por lesões e uma fase irregular durante alguns anosno Strikeforce. Ao retornar ao UFC usou seus punhos pesados e golpes explosivos para se consagrar campeão dos pesos meio médios. Lawler é a prova de que nada é impossível.
#9 - BJ Penn (Peso Leve)
BJ Penn poderia estar facilmente no top 5 se fosse além de um guerreiro, atleta exemplar, talento, fúria e precisão nunca lhe faltaram, mas uma certa displicência com a parte física custou ao Prodigio algumas derrotas. Porém seu legado e talento são indiscutíveis, Jiu Jitsu fino e um boxe invejável.Foi campeão nos pesos meio médio e leve.
#8- Chuck Liddel (Peso Meio Pesado)
O Iceman fez história quando o UFC ainda penava com a concorrência pesada do Pride, Chuck foi o símbolo no MMA americano e virou referência pelo seu jogo de trocação afiado e golpes certeiros, além de ser difícil de ser derrubado. Liddel sempre será um ícone do UFC.
#7- Randy Couture (Peso Meio Pesado e Peso Pesado)
#6 - Matt Hughes (Peso meio médio)
O primeiro campeão do UFC a estabelecer, de fato, uma dinastia, com cinco defesas de cinturão calcado em um jogo pragmático, Hughes é um wrestler clássico que aos poucos foi evoluindo e incorporou um razoável jogo de chão. Entretanto sua maior qualidade foi a vontade inabalável.
#5 - Royce Gracie (Sem categoria de Peso)
Royce representou a dinastia Gracie para provar a eficiência do Jiu Jitsu e sua função vital em um combate de poucas regras. Vencedor das edições 1,2 e 4 Royce é o lutador mais importante da história do Vale Tudo dos anos 90 em diante.
#4 - José Aldo (Peso Pena)
Um dos maiores nomes do MMA mundial, José Aldo ficou 10 anos sem perder um combate e desde que conquistou o cinturão do WEC (evento o qual o UFC comprou e anexou) foi limpando a categoria e estendeu seu reinado até dezembro quando perdeu para Connor McGregor. Aldo devastou uma categoria inteira com suas combinações e jogo completo, agora busca redenção.
#3 - Georges St Pierre (Peso Meio Médio)
O Canadense foi chamado de amarrão e já angariava uma legião de detratores antes de se aposentar, mas é inegável a eficiência de St Pierre, 8 defesas e sempre dominante, ele conseguia mesclar Boxe, Westling, Karate, Jiu Jitsu como poucos, fazendo de seu jogo um dos mais completos do MMA.
#2 - Jon Jones (Peso Meio Pesado)
#1 - Anderson Silva (Peso Médio)
Para quem quiser saber mais sobre os campeões do UFC, clique neste artigo da wikipedia, excelente por sinal
Nenhum comentário:
Postar um comentário